Eu, Tu Nós: a tríade do relacionamento afetivo



Você já parou pra pensar que relacionamentos amorosos podem ser comparados a um jogo? Imagina que o jogo é composto por 2 peças principais e várias pecinhas secundárias. As peças principais são o casal; as peças secundárias são tudo aquilo que compõem uma relação saudável: comunicação, escuta ativa, empatia, compreensão, alegria, bem-estar, sexo, intimidade, tempo de qualidade, planejamento financeiro, autorresponsabilidade, e por aí vai.


Para que cada pecinha dessas ocupe o seu lugar, as duas peças principais precisam estar presentes no jogo: cada uma precisa estar ocupando o seu lugar dentro da relação, o que, muitas vezes, não é tarefa fácil.


O equilíbrio necessário nesse jogo se dá no momento em que as peças principais compreendem a tríade que compõe um relacionamento: eu / tu / nós. Esse conjunto de subjetividades representam grande desafio para todos os envolvidos: primeiro porque há uma disputa de egos; segundo, porque nem sempre nos damos conta que o relacionamento é feito por essas três instâncias.


O jogo desequilibra quando uma dessas peças deixa de ocupar o seu lugar no tabuleiro. Quando deixa de investir na relação, quando sobrecarrega o parceiro (a), quando não o (a) valoriza. O jogo fica desequilibrado, também, quando o casal não entende que existe um “nós”... uma pluralidade que precisa ser respeitada. Duas vidas particulares mais uma vida em comum: esse é o jogo, essa é a dinâmica. E dentro dessa dinâmica, as peças secundárias (tudo aquilo que precisa existir em um relacionamento saudável) precisam estar presentes para se ter conexão e simbiose na relação.


Não é um jogo fácil de se aprender. Mas depois que compreendemos seu funcionamento, boa parte de nossos conflitos conjugais são amenizados.

0 visualização
CONTATOS

Tel/WhatsApp (54) 999593326

Facebook: /anarita.sabadin

Instagram: @anaritasabadinn

E-mail: anarita.sabadin@yahoo.com.br

Endereço profissional: Rua Conrado Hoffmann, 21 - 402 - Bairro Nossa Senhora de Lourdes - Santa Maria/RS

"Empoderando pessoas a saberem o que já sabem"